Onde estudar? Onde morar? Quanto tempo?


Quando estamos orçando uma viagem de intercâmbio muuuuuuuitas são as perguntas e as dúvidas. Seja porque você não sabe se o dinheiro vai dar, se vai se adaptar ao país, à escola ou o lugar que vai morar.

A dica mais importante é:  não caia na tentação de fechar com a agência mais barata, só pelo preço.  Antes de qualquer coisa, pesquise muito. Sobre o país, sobre a agência, a escola, os tipos de acomodação e por aí vai. Vá em busca de referências sobre as escolas que cada agência oferece. Procure por pessoas que já fizeram intercâmbio com essas agências, que estudaram e moraram nas escolas e locais orçados. Tudo isso é muito importante para saber se são empresas realmente boas e confiáveis, se está escolhendo o que mais tem a ver com os seus objetivos, com seu estilo de vida.

Hoje em dia, com ajuda do google e das redes sociais, isso é bem fácil. Muitas dicas e informações relevantes eu encontrei nas saudosas comunidades do orkut. hehehehe Apesar da galera ter migrado pro Facebook, o conteúdo gerado permanece lá para consulta. Foi a minha sorte!

E como não se perder no meio de tantos orçamentos e opções? A minha solução foi criar uma planilha. Fiz algumas planilhas no Excel. Como contei no post anterior, fiz uma para a escolha da escola, outra para a acomodação e outra para o seguro de saúde.

Na planilha da escola, fiz uma coluna com o nome da agência, outra para o nome da escola, outra para quantidade de semanas, outra de prós, outra com os contras e por último o valor total.

Na planilha da acomodação e do seguro, segui esse mesmo modelo. Mais adiante contarei o que analisei em cada um deles. Não vou conseguir tomar a decisão por você, mas espero te ajudar a encontrar algumas respostas.

Apesar de ter orçado com diversas agências, eu optei por seguir uma dica que vi numa das comunidades do orkut, fechei diretamente com a escola. Mas isso também é papo pra outro post. 😉

5 respostas para “Onde estudar? Onde morar? Quanto tempo?”

  1. Bom dia!

    Meu interesse por Malta surgiu através de uma amiga que trabalha em uma agência de intercâmbio na Irlanda e está me ajudando com o destino. Inclusive também ficarei na Clubclass, por apenas 1mês. Minhas duvidas são:

    É melhor ficar na studenthouse ou em hostel?

    No caso, como é pouco tempo e não muita grana, como poderei administrar o tempo e o dinheiro para conhecer esses belissímos lugares que você posta?
    Aguardo ansiosa seu contato, desde já, muito obrigada!
    🙂

  2. Olá amiga, primeiramente quero parabenizar o seu blog, é excepcional, confesso que não li tudo ainda, porque estou explorando cada matéria, enfim, gostaria de saber se você sabe algo a respeito da escola de intercâmbio conexão malta que faz parte do grupo casil intercâmbio de Porto Alegre? Sabe eu fechei um pacote com eles para estudar justamente na Clubclass. Mega beijOoo.

    1. Oi, Camila

      Que bom que gostou do blog! Desculpe não te responder antes, estive ausente do blog. Você já foi para Malta?Eu estuei na Clubclass e conheci pessoas que foram pela Conexão. Todos falaram bem.

      bjo

  3. OI,

    Gostaria de pedir a ajuda de vocês, pois ja pesquisei alguns cursos de inglês em malta para realizar intercambio. Porém tenho um orçamento e estes cursos ultrapassaram meu orçamento.

    Gostaria de saber se vocês poderiam me indicar alguns lugares que tenham curso de inglês? Que tenha um qualidade de ensino boa e não seja tão caro.

    E também em relação a acomodação. Pretendo fazer intercâmbio de julho a dezembro. Qual seria o preço médio por mês que gastaria? Já li em alguns lugares que seria em torno dos 300 euros, correta essa informação?

    Atenciosamente,
    Renan Monteiro.

  4. Boa tarde,
    gente.

    Estou precisando de uma ajuda e informações.

    Pois de acordo com um colega, consigo curso de inglês em Malta por 400 euros por mês e custo de vida com acomodação já incluso uns 800 euros por mês.

    Isso é verdade?
    porque estou querendo fazer intercâmbio para Malta de Julho a Dezembro, porém nas minhas pesquisas pela internet, achei os cursos e acomodação muito caro. Diferente das informações que um colega me deu rsrsrs.

    Alguém poderia me indicar alguns cursos e ou sites para procurar acomodações?

    Atenciosamente,
    Renan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *