Tradições da Páscoa: A Última Ceia

Como já contei pra vocês antes, Malta é uma país muito católico. Portanto você já imagina o quanto a Semana Santa é um feriado importante para eles, né?!

E as comemorações começam oficialmente hoje, Quinta-feira Santa (Maundy Thursday ou em maltês Hamis ix-Xirka). Como todos sabem, o dia que antecedeu a Sexta-feira da Paixão foi marcado pela Última Ceia de Jesus (Last Supper). E por isso, os malteses tem como tradição recriar esta cena com estátuas de tamanho real de Jesus e Os Apóstolos. Essas exposições ficam abertas para visitação gratuita em diversas igrejas de Malta e Gozo e são feitas por voluntários, por amor e devoção.

Durante o sábado de aleluia, eu estava caminhando pelo calçadão de San Giljan e parei para conhecer uma dessas exibições, mas era uma bem pequena. A placa que havia na entrada (foto abaixo), escrita em maltês, anunciava a venda de Qaghaq ta’ l-Appostli e Figolli, duas comidas típicas da Páscoa maltesa.

Outras Tradições da Quinta Santa são as procissões feitas com tochas que saem de praça Siggiewi, passam pela Rua Girgenti e terminam na Laferla. Há também uma missa especial, na qual um sacerdote lava os pés de 12 homens, para simbolizar o momento que Jesus lavou os pés dos Apóstolos. Depois dessa missa, os fiéis fazem o “Seba’ Visti”, um tour por 7 igrejas ou capelas diferentes para fazer uma oração em cada uma delas. Essa procissão pode ser feita até Sexta ao meio-dia e trata-se de uma tradição dos tempos da Roma Antiga.

Pra quem está em Malta uma das exposições que está rolando desde o dia 01/04 e vai até sexta é esta do Nadur Museum com 15 estátuas do James Azzopardi. O museu fica na San Ġorġ Preca Street, Nadur.
Imagem de 1520, por Giampietrino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *