Festa de São João em Malta

são joão batista malta
Foto: Xewkija The Best

Barracas de salgados e doces típicos, igreja enfeitada, música e fogos de artifícios. Festa de São João. Em Malta tem festa junina? De certa forma, tem. Mas esqueça as quadrilhas, bandeirolas, os caipiras, o quentão, a paçoca e o pinhão! hahahaha O que existe em Malta são as festas em comemoração aos padroeiros das cidades. E isso existe o ano todo, não apenas em junho. Mas como dia 24 de junho é de São João, hoje eu falarei apenas sobre a festa dedicada a ele, ok?!

São João Batista, em inglês, Saint John the Baptist ou ainda em maltês San Gwann Battista, é o padroeiro da cidade de Xewkija, a mais antiga vila de Gozo. Localizada entre Ghajnsielem e a capital de Gozo, Victoria, Xewkija possui uma belíssima e majestosa igreja dedicada à São João, chamada Rotunda, por conta de sua grande cúpula. Esta igreja é a sede dos Cavaleiros da Ordem de St. John, foi projetada pelo arquiteto Joseph D’Amato e construída em pedra maltesa pelos pedreiros e artesãos locais.

As festas de São João acontecem apenas em Xewkija. As comemorações desse ano aconteceram entre os dias 18 e 24/06. Os fiéis realizaram diversas procissões pela cidade, carregando a estátua do santo, acompanhado por bandas marciais e muita festa. Confira os vídeos que estão nessa pagina que você vai entender um pouco do que são estas grandes festas de rua em homenagem ao santo. Você vai ver que o evento é animadíssimo, com os malteses cantando o hino da igreja, batendo palmas, empunhando bandeiras, soltando bexigas e papéis picados. A festa parece uma micareta religiosa, uma multidão toma as ruas de Xewkija, muitos deles usando camisetas com a imagem de São João. O pessoal é devoto mesmo. A festa se encerra com a estátua sendo erguida numa praça e uma queima de fogos. Pelo o que eu li, antigamente eles acendiam uma fogueira para São João no dia 24 em homenagem ao dia de seu nascimento, mas isso se perdeu ao longo dos anos e de vez em quando eles relembram esta tradição. Alem das procissões, este ano aconteceu uma exposição sobre São João organizada pela banda Prekursur, initulada ‘Il-Kult tal-Battista matul iz-Zminijiet’.

Foto: http://www.xewkija.net/
festa são joão batista malta
Foto: Xewkija The Best
são joão batista malta
Foto: Xewkija The Best
igreja Rotunda Xewkija
Foto: Governo de Xewkija
igreja Rotunda Xewkija
Foto: Governo de Xewkija


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *